segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vídeo com suposto processo de fabricação da Budweiser gera indignação


Um vídeo que está circulando nas redes sociais está dando o que falar. As imagens mostram o processo de fabricação de uma bebida em latinha. Na descrição dos vídeos sugere-se que a bebida é a cerveja Budweiser, marca importada que a Ambev passou a fabricar aqui no Brasil também. O vídeo, cuja veracidade e autenticidade não foi atestada por nenhum grande veículo de comunicação, parece ter sido feito em algum país asiático.

Nas imagens, divulgadas em dois vídeos, funcionárias com traços físicos asiáticos se ocupam de encher o conteúdo de cada latinha com um líquido escuro que está em uma caixa de plástico. As funcionárias não usam luvas e nem qualquer uniforme. Os procedimentos parecem não adotar qualquer parâmetro de higiene e segurança alimentar.

Elas mergulham no recipiente as latinhas que saem de uma caixa de papelão. Uma vez cheios, os pequenos recipientes de alumínio vermelho são colocados em uma outra superfície antes de serem lacrados. Num outro vídeo é possível ver as tais latinhas com o líquido escuro e esquisito passando por uma esteira e por uma máquina que adiciona o lacre na embalagem metálica. Repetimos que não conseguimos ter certeza se as imagens tratam-se de mais um boato ou se são mesmo autênticas e vinculadas a uma das marcas de cerveja mais conhecidas no mundo.

Claro que o conteúdo divulgado já está causando muita polêmica nas páginas do Facebook. Em uma delas, os internautas manifestam revolta. “Essa é pra quem prefere bebida importada”, diz uma internauta, sem saber que a marca ao qual o vídeo faz referência já é produzida também no Brasil. Há alguns que usam de ironia, como um rapaz que escreveu “a mesma receita há 140 anos”. Outra adepta da “loira gelada” tenta relativizar, dizendo que no mundo de hoje tudo é falsificado, dos seios de silicone a cerveja importada.

Outro seguidor da página fez piada com a situação, escrevendo que Budweiser chinesa com um pastel de “flango” é “delicius”. Gracinhas à parte, vale lembrar que o Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo. Segundo estudos publicados em 2012, em um artigo científico no Journal of Food Composition and Analysis, as cervejas mais vendidas por aqui, ao invés de malte de cevada, são feitas com milho, sem que o consumidor saiba. Algumas, têm milho transgênico. Isso não está nos rótulos. Os pesquisadores que ousaram ir contra as gigantes do mercado cervejeiro são pesquisadores brasileiros. veja video













Nenhum comentário:

Postar um comentário